PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de outubro de 2001

É TEMPO DE REFORMA

ANO LIX - Domingo, 28 de outubro de 2001 - No 2922

É TEMPO DE REFORMA

O fim do mês de outubro traz sempre de volta ao cristianismo evangélico os ecos da Reforma Religiosa do Século XVI. Para a tradição protestante, o movimento representou mais que uma simples ruptura com a Igreja Romana. Naturalmente, a ruptura com um passado negativo e comprometido com o erro foi importante. Todavia, é bom salientarmos o que de novo a Reforma proporcionou à Igreja, fazendo-a ressurgir como renovo na terra seca e cansada.

Primeiro, a Reforma representou um novo compromisso com a verdade. Até o Séc. XVI tanto a Palavra de Deus estava aferrolhada quanto a preocupação com a verdade estava amortecida, tantos eram os erros que vingavam no seio da Igreja. A leitura da Bíblia foi proibida, porque lê-la representava comprometer a velha ordem. O compromisso era com "a doutrina dos homens", tradições criadas para dar base a falsos ensinos e interesses. Tudo isto foi por terra com a Reforma, porque ela começou com a Bíblia, lida e traduzida para todo o povo. O compromisso passou a ser com a Verdade.

Segundo, do Séc. IV ao XVI a Igreja, com raras exceções de líderes e grupos, passou a viver para si, tornando-se um fim em si mesma. Transformou-se em instituição separada do povo, que ficou esquecido, marginalizado. A Reforma representou uma volta da Igreja aos seus objetivos reais - evangelizar e servir ao homem no mundo.

Terceiro, a Reforma mudou também os métodos de ação. O estilo ritualístico característico do culto romano, mais transformado em júri do que em adoração, foi abandonado. A expressão reformada de culto foi evidenciada pela alegria do perdão e do louvor, contando com a participação da congregação. A Igreja recomeçou, assim, a ler, cantar e pregar como antes. A evangelização dos povos tornou-se uma atividade dinâmica.

É tempo de Reforma! Precisamos lembrar que a Igreja Reformada continua a se reformar, criando e aprendendo novas formas de viver e comunicar o Evangelho de Cristo. A Ele, toda a glória!

Rev. Edijece Martins Ferreira

domingo, 14 de outubro de 2001

PERFIL DE UM DIÁCONO

ANO LIX - Domingo, 14 de outubro de 2001 - No 2920

PERFIL DE UM DIÁCONO

QUEM É?
Literalmente diácono significa "servo, assistente, ministro". No Novo Testamento a instituição do diaconato é registrada em Atos 6.1-7. Um grupo distinto dos apóstolos e presbíteros com a finalidade de dar assistência aos necessitados, principalmente aos da família da fé. Na prática presbiteriana o diácono é um oficial eleito pela Igreja e ordenado pelo Conselho.

O QUE DEVE FAZER?
a) Aplicar zelosamente verbas e ofertas destinadas à caridade cristã.
b) Cuidar carinhosamente dos pobres, doentes e inválidos.
c) Manter cuidadosamente a reverência nos lugares reservados ao culto divino.
d) Exercer eficazmente a fiscalização para que haja boa ordem no templo e suas dependências.
(Constituição da IPB, Art. 53)

COMO DEVE SER?
Exigem-se do diácono as mesmas qualificações do presbítero: assiduidade, pontualidade no cumprimento dos deveres, moral irrepreensível, pureza na fé, prudência no agir, discrição no falar e santidade de vida (Constituição da IPB, Art. 55).

Em I Timóteo 3.8-13 Paulo diz que os diáconos devem ser respeitáveis, amantes da verdade, moderados, não cobiçosos, casados, monógamos, bons esposos e pais, e que sejam aprovados primeiro antes de ordenados. Em Atos 6.3 lemos que devem ter boa reputação e sejam cheios do Espírito Santo e de sabedoria.

De acordo com esse perfil, ser diácono não é cargo para presunção ou vaidade de ninguém, mas para santificação e serviço. Que seja esta a única motivação dos atuais candidatos e de todos os oficiais da Igreja. A recompensa virá do Senhor: "Pois os que desempenharem bem o diaconato, alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus" (I Tm 3.13).

Rev. Eudes

domingo, 7 de outubro de 2001

ELEIÇÃO DE DIÁCONOS

ANO LIX - Domingo, 07 de outubro de 2001 - No 2919

ELEIÇÃO DE DIÁCONOS

No domingo 21 a Igreja estará reunida em Assembléia Geral Extraordinária com a finalidade de eleger oficiais que, juntamente com os pastores e presbíteros, zelarão por sua doutrina e testemunho orando, visitando, instruindo, socorrendo e consolando.

As qualificações para o diaconato são as mesmas exigidas para o presbiterato: firmeza na doutrina, assiduidade, pontualidade no cumprimento dos deveres, moral irrepreensível, prudência no agir, discrição no falar e testemunho de fé.

Escrevendo a Timóteo (I Tm 3.8-13), Paulo diz que os diáconos devem ser respeitáveis, amantes da verdade, moderados, não avarentos, casados, bons esposos e pais, e que sejam aprovados antes de serem ordenados. Em Atos dos Apóstolos (6.3) lemos que devem ter boa reputação e serem cheios do Espírito Santo e de sabedoria.

À luz da Palavra de Deus fica evidente que não é qualquer pessoa que pode ou deve ser contemplada com tão honroso encargo. Ninguém deve ser eleito para se tornar ativo na Igreja ou apenas para ocupar um cargo. Ninguém deve ser movido a votar neste ou naquele por ser "simpático" ou "ser bonzinho". Agir com sentimentos carnais, sem observar os ensinos da Palavra, é por em risco a paz, a harmonia e a edificação da Igreja. Por outro lado, a Igreja é abençoada e a obra prospera quando homens íntegros e cheios do temor do Senhor são escolhidos para sua liderança.

E para que os nossos votos manifestem, de fato, o nosso compromisso com o bem-estar e o crescimento do "corpo de Cristo", é-nos mister buscar em jejum e oração a orientação do Espírito Santo. Que assim seja.

Rev. Eudes

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.