PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 2 de julho de 2000

RELIGIÃO POR COMPUTADOR

ANO LVIII - Domingo, 02 de julho de 2000 - No 2853

RELIGIÃO POR COMPUTADOR

"Algumas pessoas adotam a "teologia do computador" quando se trata de entender a Deus. Deus é a última palavra em desktop. A Bíblia é o manual de manutenção, o Espírito Santo é o disquete, e Jesus é a linha 0800 de atendimento ao consumidor.

Isso se chama cristianismo computadorizado. Aperte as teclas certas, digito o código certo, insira os dados corretos e... bingo!, imprima sua salvação.

Trata-se de um religião profissional. Você faz a sua parte o computador divino faz a dele. Não há necessidade de oração (afinal, você é quem controla o teclado). Não há necessidade de envolvimento emocional (quem gosta de abraçar circuitos?). E quanto a adoração? Bem, a adoração é um exercício de laboratório - insira os rituais e veja os resultados.

Religião computadorizada. Nada de dobrar os joelhos. Nada de chorar de arrependimento. Nenhum agradecimento. Nenhuma emoção. Isso é ótimo - exceto se você cometer um erro. Exceto se cometer um deslize. Exceto se incluir os dados errados ou se esquecer de salvar o arquivo. Exceto se tocar no lado errado da corrente elétrica. Aí então... azar seu, companheiro, você terá de se virar por conta própria.

Religião por computador. É o que acontece quando...
Você substitui Deus pela máquina;
Você substitui o amor inestimável por dinheiro;
Você substitui o supremo sacrifício de Cristo por conquistas humanas insignificantes;

Quando você enxerga Deus como um computador e o cristão como um triturador de números, manipulador do cursor, e apertador de botões... essa é a religião por computador!

Deus odeia essa religião. Ela oprime seu povo. Contamina seus líderes. Corrompe seus filhos.

Como sei disso? Foi ele quem falou. Jesus condena a religião feita de regras. Com olhos lançando chamas e disparando suas armas, Jesus perfura uma vez atrás da outra o balão de ar quente dos fariseus. Seu sermão na terça-feira é um tiroteio visando um só alvo. O resultado é a proclamação permanente de Deus contra a salvação sistemática."

(Max Lucado em "Quando os anjos silenciam")

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.