PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 26 de setembro de 1999

VALE A PENA PENSAR... E MUDAR

ANO LVII - Domingo, 26 de setembro de 1999 - No 2813

VALE A PENA PENSAR... E MUDAR

Em Mateus 21.28-31 está registrada a parábola dos dois filhos. A atitude do primeiro filho nos ensina que corremos o risco de viver um cristianismo de aparência. Podemos estar dizendo que vamos fazer, mas nunca fazemos. Vamos separar mais tempo para estudo da Palavra de Deus. Vamos nos dedicar mais à oração. Vamos evangelizar nossos amigos. Vamos contribuir fielmente com o dízimo. Vamos participar ativamente da Igreja. O tempo passa e ficamos só nas promessas...

Há gente que se torna membro de igreja mas continua envolvida com os costumes mundanos, freqüentando motéis, alimentando vícios, agindo com desonestidade. Jovens cujo namoro é tão promíscuo quanto o de qualquer moço sem Deus; estudantes que não vêem mal nenhum em colar nas provas; crentes que se deleitam com filmes e revistas pornográficas. E no domingo estão no culto cantando "Tudo deixarei, tudo deixarei, tudo ó sim Jesus bendito, por ti tudo deixarei". São como o primeiro filho da parábola: dizem que vão obedecer, mas nunca obedecem. E por que isto? Porque não há arrependimento. A expressão original para arrependimento é METANÓIA, que implica numa reflexão posterior e significa mudança de atitude. É uma decisão de repudiar o erro e buscar a retidão. Profissão de fé sem verdadeiro arrependimento resulta sempre numa religiosidade meramente exterior. Um verniz de cristianismo. Vejamos agora a atitude do segundo filho. Quando recebeu a ordem do pai, disse "Não quero". Por via de regra não é esta a nossa resposta às ordens de Deus? Como somos mais polidos, não dizemos NÃO QUERO, mas NÃO POSSO, NÃO TENHO TEMPO, PODE SER OUTRO DIA? A transparência de uma vida comprometida com Cristo não está no que falamos , e sim no que fazemos ou como vivemos. O segundo filho embora tenha dito "não quero", arrependido, mudou de atitude. E fez a vontade do pai. Arrependimento foi o sentimento que fez toda a diferença entre o primeiro filho e o segundo. Com quem nos identificamos mais, com o primeiro filho da parábola ou com o segundo? Nossa vida cristã tem sido um dizer contínuo SIM, SENHOR... E NADA FAZEMOS? Ou nossa vida cristã tem sido um FAZER CONTÍNUO embora algumas vezes estejamos relutando? O Senhor Jesus não se deixa impressionar por promessas, e muito menos por palavras de falsa piedade. Ele quer ver os frutos, as evidências de nosso compromisso com Ele em atitudes de obediência. Falando aos fariseus Jesus disse: "Por que me chamais Senhor, Senhor, mas não fazeis o que vos mando?" (Lc 6.46) Vale a pena pensar... e mudar.

Rev. Eudes

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.