PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 8 de agosto de 1999

AOS FILHOS E AOS PAIS

ANO LVII - Domingo, 8 de agosto de 1999 - No 2806

AOS FILHOS E AOS PAIS

No transcurso do Dia dos Pais,
nossa homenagem.

A carta de Paulo aos Efésios contém vários desafios à família. O capítulo 6 começa com um duplo desafio: Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor. Pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.

O desafio para os filhos consiste em serem obedientes aos pais, mesmo quando não concordem com eles. Isto parece absurdo, mas não é. Via de regra os filhos não compreendem os motivos e razões do pai, até que um dia se tornem pais. Então compreenderão que seus pais eram limitados - como eles - e que podiam estar errados numa ou noutra decisão. Compreenderão também que, mesmo errando, eles tinham a virtude de querer acertar. Eles desejavam o nosso bem, queriam nos proteger, pretendiam o melhor para nós. Enquanto econômica e moralmente dependentes de seus pais, a obediência dos filhos é mais que um desafio - é um mandamento com promessa. Ninguém honra a seu pai com atos de desobediência. Paulo lembra que os seus dias aqui na terra podem se prolongar se eles, filhos, forem obedientes.

O desafio para os pais é bem mais amplo e delicado, para não dizer difícil: Não provocar os filhos à ira e criá-los na doutrina e admoestação do Senhor. Antes de tudo, este desafio pressupõe um conhecimento experimental da doutrina e admoestação do Senhor. Ninguém dá o que não tem. Ninguém transmite o que não sabe. O pai que não ora, não pode exigir que o filho faça oração. O pai que não estuda a Palavra de Deus, não tem moral para exigir que o filho conheça a Bíblia. O pai que não participa dos cultos, não pode obrigar seu filho a freqüentá-los. O pai que não é dizimista, não pode esperar que o filho contribua. O pai que não fala bem de seus irmãos na fé, não pode esperar que o filho permaneça na Igreja.

Eis algumas recomendações para uma paternidade responsável:

  1. Jamais abuse de sua autoridade como pai. Violência não é disciplina. Grosseria também não. Mas nunca abra mão da sua autoridade. Quem ama corrige. Busque a direção do Senhor para exercer a disciplina com amor.
  2. Jamais corrija seu filho diante de estranhos. Isso o envergonha e provoca revolta. Se for necessário corrigi-lo, faça-o a sós e explique o motivo da correção..
  3. Jamais transfira para outrem a função de corrigir seu filho e instruí-lo no caminho do Senhor. Esta é uma função basicamente paternal. É cômodo ser pai sem assumir o ônus da disciplina dos filhos. O futuro dirá quem estava certo..
  4. Jamais se torne um ilustre ausente. Prover a família com as comodidades materiais qualquer bastardo rico pode fazê-lo. Investir tempo e atenção é o grande desafio da vida moderna. Faça isto e você colherá os dividendos de um filho agradecido e/ou de uma consciência tranqüila.
É bom comemorar o Dia dos Pais. Não por um impulso consumista, mas movidos por um sentimento de consideração e respeito. O mundo e a Igreja precisam de homens e mulheres, pais e filhos, que estejam dispostos a fazer de seus lares um exemplo a ser seguido.

Rev. Eudes

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.