PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 21 de fevereiro de 1999

TEMPO DE SALTAR DE ALEGRIA

ANO LVI - Domingo, 21 de fevereiro de 1999 - No 2782

"... TEMPO DE SALTAR DE ALEGRIA." (Ec 3.4)

Terminou o longo período de férias que engloba as festas natalinas e o começo de ano. E que se estende quando o carnaval cai na primeira quinzena de fevereiro. Um novo ano letivo chama as crianças (e todos os que estudam) de volta às aulas. E com as crianças, retornam os pais à rotina da luta de cada dia. Na bagagem do retorno as fotos para serem reveladas, marcando lugares e momentos, e as estórias para serem contadas e recontadas.

Esperamos que as férias tenham propiciado a todos muita descontração e lazer. E que as baterias físicas e mentais estejam plenamente recarregadas, pois férias agora só em julho.

Com o término das férias dá-se o reencontro com os vizinhos, com os familiares, com os amigos, com os colegas na escola, com os colegas de escritório, com as contas a pagar e com os compromissos interrompidos.

De todos, certamente o mais alegre e edificante, é o reencontro com a família da fé, a nossa família em Cristo, a Igreja. Talvez porque tenha sido ela a que mais sentiu a sua ausência, a que mais se preocupou com o seu bem estar no decorrer das viagens, a que sempre se lembrou de você em oração e a que mais se regozija com o seu abençoado retorno. Talvez porque nosso reencontro seja motivo de celebração ao Senhor, como expressão de gratidão e louvor. Talvez porque você seja um daqueles "dois ou três" sem os quais Jesus não se faz presente em nossas reuniões. Talvez, simplesmente, porque você é importante para nós.

E para aquele que continua "espiritualmente" de férias - férias da fé, da comunhão fraternal, de um cristianismo comprometido, de uma vida cristã transparente - ainda é tempo de um reencontro com Cristo. Um reencontro restaurador, que lhe dê uma nova paixão, um novo sabor à aventura diária de viver.

Sim, feliz é aquele, ou aquela, cuja ausência é sentida e cuja presença é motivo de festa.

Rev. Eudes

domingo, 14 de fevereiro de 1999

MULHER VIRTUOSA

ANO LVI - Domingo, 14 de fevereiro de 1999 - No 2781

MULHER VIRTUOSA

Mulher Presbiteriana,
no dia que lhe é dedicado,
a nossa homenagem.

A beleza do caráter de uma mulher não está no título que ela tenha ou no cargo de relevância que ela exerça, e sim quando ela se revela em suas virtudes morais e espirituais. Aquela que desde o princípio foi chamada de ajudadora.

Em Atos 9 está o registro e exemplo de uma mulher virtuosa - Dorcas. Identificada como discípula de Jesus, tudo indica que Dorcas era uma pessoa de destaque na sociedade de Jope, quer pelos seus recursos materiais, que por sua liderança na comunidade. Contudo, a referência mais importante a respeido dela é que ela era amada! E que se fizera notável pelo que fazia com lã e com afeto. Preservando a sua memória e o seu exemplo, em inúmeras igrejas ao redor do mundo surgiram escolas, oficinas e departamentos que trazem o seu nome.

Entre as qualidades da mulher virtuosa exaltada no capítulo 31 do Livro de Provérbios, diz o versículo 13 que ela busca lã e linho... e de boa vontade... com prazer, trabalha com as mãos. Desfiar e fiar, usar tesoura e agulhas, não apenas requer habilidade e paciência, mas acima de tudo afeto e dedicação. O prazer de servir.

Como disse um pensador cristão, "nossa grande tarefa na vida não é esperar aquilo que se encontra obscuramente à distância, mas fazer aquilo que se encontra claramente perto". Mulher presbiteriana, não se deixe intimidar por limites imaginários. Não apenas as grandes obras se constituem desafios à realização pessoal, as pequeninas também, desde que sejam feitas com desprendimento e com prazer. Alegre-se, pois, na liberdade que tem de utilizar seus talentos e todo o seu potencial no serviço à família e à comunidade. E faça isso em nome de Jesus.

Rev. Eudes

domingo, 7 de fevereiro de 1999

O QUE DEUS PENSA DE MIM?

ANO LVI - Domingo, 7 de fevereiro de 1999 - No 2780

O QUE DEUS PENSA DE MIM?

No dia do Homem Presbiteriano,
a nossa homenagem.

Não vou me preocupar em descobrir o que o mundo pensa de mim. Jornais, livros, revistas e conversas podem dar-me uma idéia do que devo ser que difere grandemente daquilo que Deus pensa. Pode ser que a sociedade me louve quando Deus condena, ou, ao contrário, condene quando Deus me aprova. Tampouco estou procurando a opinião de meus amigos mais íntimos. Até eles podem se enganar a meu respeito. "O homem vê o que está diante dos olhos; o Senhor, porém, vê o coração". O meu desejo é descobrir o que Deus pensa de mim.

Um dia ficarei face a face com Deus. E então, à vista do universo inteiro, estarei desmascarado e os segredos do meu coração serão manifestos. A capa que me esconde do homem não me esconderá de Deus. Certamente é bem melhor descobrir desde já o que Ele pnesa de mim, a fim de que - se achado em falta - eu possa imediatamente buscar em Cristo o perdão e restauração da minha comunhão com o Pai.

Sim, o que Deus pensa de mim? De que modo me apresento diante dEle como homem, profissional, marido, pai, cristão? Será que sou honesto em meu testemunho de fé e conduta? Como Ele vê a minha vida devocional? Ele se sente honrado com o meu proceder?

Mais do que a opinião do meu semelhante, a opinião de Deus a meu respeito deve balizar o meu presente e o meu futuro.

(Adaptação de um texto do Rev. Oswald Smith)

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.