PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 30 de novembro de 1997

AO ESPÍRITO SANTO E A NÓS

ANO LV - Domingo, 30 de novembro de 1997 - No 2718

AO ESPÍRITO SANTO E A NÓS

1º Domingo do Advento

"... Ao Espírito Santo e a Nós"

Hoje e no próximo domingo a nossa Igreja se reúne em Assembléia Geral Extraordinária para eleger, respectivamente, presbíteros e diáconos. São momentos significativos de sua militância cristã. Oramos e esperamos que, em clima de alegria e fraternidade, os membros comungantes presentes revelem um alto grau de participação comunitária. Sem partidos, sem cabos eleitorais, sem politicagem, apenas através do voto livre e consciente.

Presbíteros e diáconos, via de regra, espelham a própria comunidade. No dizer do profeta Oséias, "como é o povo, assim é o sacerdote" (4.9). A liderança de uma Igreja é, pois, extensão do povo que a elege, e vice-versa. Se a liderança claudica na doutrina ou se desentende em questiúnculas carnais, a comunidade sofre e se divide. Mas se a liderança se mostra firme na fé e coesa no testemunho, a comunidade é atingida por esse contagiante exemplo e se fortalece na comunhão dos santos. Por isso não é tão fácil escolher aqueles que nos lideram. Contudo, é necessário e bíblico.

Hoje, para compor o Conselho de Presbíteros, serão eleitos 6(seis) entre os 12 candidatos. No próximo domingo, para a Junta Diaconal serão eleitos 7 (sete) entre os 14 candidatos. O importante aqui não é quem vai sair ou quem vai entrar, continuísmo ou renovação. Quando a Igreja elege oficiais, o que é relevante é a oportunidade franqueada a todos aqueles que, em submissão ao Senhor, se colocam à disposição da comunidade. Gente que acima de qualquer outra capacidade humana demonstre humildade e zelo. Gente que possa servir de modelo de vida cristã no lar e na sociedade. Gente que se comprometa a orar, visitar, consolar e exortar as ovelhas de Cristo. Gente cheia do Espírito Santo.

Assim sendo, e para que possamos dizer "pareceu bem ao Espírito Santo e a nós" (At 15.28), humilhemo-nos diante do Senhor da Igreja e peçamos a Sua sábia e santa direção. Que Ele supra as nossas limitações com o dom do discernimento. Que a simpatia pessoal por esse ou aquele irmão não impeça a ação do Espírito. Que os nossos votos manifestem tão somente a Sua soberana vontade. Este é o meu apelo e a minha oração.

Rev. Eudes

domingo, 23 de novembro de 1997

ELEIÇÃO DE PRESBÍTEROS

ANO LV - Domingo, 23 de novembro de 1997 - No 2717

ELEIÇÃO DE PRESBÍTEROS

No próximo domingo a nossa comunidade estará elegendo 6 (seis) irmãos para o exercício do Presbiterato. Tal compromisso se reveste de grande importância para a vida da nossa igreja, daí a busca consciente e insistente, em oração e reflexão, da vontade de Deus.

A Igreja é chamada para eleger oficiais que a representarão a nível local e em concílios superiores. Oficiais que, juntamente com os pastores, exercerão o governo e a disciplina, zelarão pela doutrina e testemunho, e se dedicarão ao ministério da oração, visitação, instrução e consolação.

Eleger Presbíteros é coisa muito séria. A Bíblia revela que não é qualquer pessoa que pode ou deve ser contemplada com tão honroso encargo. Somente aquelas que se credenciarem por uma vida de consagração e testemunho. Aquelas que no dia a dia se mostram comprometidas com Cristo e sua Igreja.

É, pois, extremamente importante que todos os membros comungantes da IPVM participem da Assembléia. E o façam não apenas para possibilitar a formalidade de um "quorum" regimental, exigência justa e prevista em nossos preceitos constitucionais, mas - e isto sim - movidos por amor ao Senhor da Igreja, e conscientes de sua participação ativa na harmonia e expansão do Corpo Vivo de Cristo.

Mais que um dever, é um privilégio comparecer e expressar pelo voto o seu carinho e interesse pelo destino da Igreja. Ainda mais, é um privilégio ser um instrumento nas mãos do Senhor para indicação dos Seus escolhidos. Que benção! Que glória!

Rev. Eudes

domingo, 16 de novembro de 1997

DERRUBE AS BARREIRAS

ANO LV - Domingo, 16 de novembro de 1997 - No 2716

DERRUBE AS BARREIRAS

Dois meninos brincavam correndo sobre os dormentes da linha de trem. Ao atravessar um pontilhão um escorrega e fica perigosamente dependurado. O outro tenta ajudar. De repente, na curva próxima, ouve-se o apito de uma composição em velocidade. Os meninos gritam. Alguns homens que passavam pelo local apressam-se em socorrê-los. Após segundos de desesperado esforço eles conseguem tirar os garotos e saltam juntos fora do pontilhão. Passado o susto, o trem à distância, um dos meninos grita: Caramba! E o outro olhando para um dos seus salvadores acrescentou: Valeu! Esses garotos passaram por uma experiência de salvação. Um grande livramento. Para um a sua experiência resumiu-se numa palavra: Caramba! Para o outro também numa palavra: Valeu!

O que eu quero dizer com esta estória é que por experimentar a verdadeira e eterna salvação ninguém é obrigado a dizer caramba ou valeu. A questão central não é como se reage a essa experiência ou o que se fala, mas o fato de que podemos ter uma real e transformadora experiência com Deus, uma experiência de livramento, de salvação eterna.

Gostaria, porém, de lembrar dois aspectos importantes. Primeiro, jamais se sinta diminuído por sua experiência ter sido menos impactante que a de outra pessoa. Deus não age com todos de modo igual. Paulo precisou cair do cavalo, Lucas se converteu na observação dos fatos. E nunca se deixe presumir de que a sua experiência é modelo para a vida de outras pessoas a ponto de dizer, como alguns fazem: "Se você não passar pela experiência que eu passei você não está salvo".

Segundo, em sua experiência com Deus jamais consinta ficar embaraçado com palavras. Nicodemos ouviu Jesus lhe dizer: "Necessário vos é nascer de novo". E ficou embaraçado, apesar de ser um homem culto, um doutor da lei. Aquela expressão tornou-se uma barreira, felizmente temporária, para o seu entendimento. Para alguém que teve um pai estúpido e violento, ouvir que Deus nos trata como um pai, pode provocar uma reação negativa a ponto de rejeitar uma experiência redentora de todos os seus traumas. O que é vital é que devemos ir além das palavras que ouvimos, e ter então uma doce experiência da graça divina e da salvação eterna que só Jesus, o Cristo de Deus, pode dar.

Rev. Eudes

domingo, 9 de novembro de 1997

DESPERTA DÉBORA

ANO LV - Domingo, 9 de novembro de 1997 - No 2715

DESPERTA DÉBORA

O Brasil conta hoje com cerca de 40 milhões de jovens e adolescentes os quais estão expostos às pressões das drogas, da imoralidade, do consumismo, da incredulidade e de todas as outras formas de opressão maligna.

Reconhecemos que ninguém ora por filho e filha como as mães oram. Por isso vem sendo feita, em nível nacional, uma santa convocação às mães (biológicas, adotivas e espirituais) de todas as igrejas ou comunidades evangélicas para que se coloquem na brecha da intercessão em favor dos seus filhos.

A Bíblia e a história da Igreja nos encorajam a convocar as mães. Samuel foi influente juiz em Israel por causa das orações de Ana, sua mãe. Timóteo teve ministério frutífero por causa da perseverante intercessão de sua mãe Eunice e de sua avó Lóide. Débora, em tempos de crise, foi convocada a lutar pela restauração do povo de Deus e é chamada "Mãe de Israel". Agostinho de Hipona, um dos grandes líderes na história da Igreja, foi liberto de uma vida decadente pelas orações de Mônica, sua mãe. João Wesley, um dos maiores evangelistas de todos os tempos, deu testemunho sobre a eficácia das orações de sua mãe. E o que dizer das orações de d. Lacy pelo seu filho, então devasso, hoje o consagrado pastor Caio Fábio?

O desejo de convocar uma cruzada nacional de intercessão das mães, o projeto Desperta Débora, nasceu em Seul, Coréia, por ocasião da Consulta Geral de Evangelização Mundial, promovido pelo Movimento AD 2000, cujo lema é: "Uma igreja para cada povo e o evangelho para cada pessoa até o ano 2000".

O objetivo do projeto Desperta Débora é desafiar as mães cristãs a 1°) clamar a Deus a fim de que seus filhos sejam salvos; 2°) clamar a Deus para que os filhos que estão desviados dentro ou fora da Igreja sejam recuperados; 3°) clamar a Deus para que Ele levante 50.000 jovens comprometidos com a obra missionária seja de tempo integral ou como "fazedores de tendas" no Brasil ou em campos transculturais.

Mocidade Para Cristo, instituição cristã de caráter interdenominacional, tem agido nos últimos 45 anos - através dos seus vários ministérios - no sentido de alcançar a juventude e torná-la livre e poderosa nas mãos de Deus. Com este propósito a MPC já realizou quatro grandes congressos: Geração 79, Geração 90, Geração 92 e Geração 97. É de Mocidade Para Cristo a iniciativa de promover o grande encontro marcado para o próximo sábado, dia 15, às 18h00, aqui em nosso templo.

A palavra de Débora a si mesma é o estímulo divino para você mãe: "Desperta Débora!"

(Extraído e adaptado)

domingo, 2 de novembro de 1997

MAIS QUE UMA PALAVRA

ANO LV - Domingo, 2 de novembro de 1997 - No 2714

MAIS QUE UMA PALAVRA

Alguém já nos qualificou como o povo do amém. E nisto vai um grande elogio se o nosso ser amém significa sim, aceito; sim, concordo; sim, assumo. Mas se o nosso amém manifesta apenas conformismo, mera acomodação, anuência sem compromisso, então somos menos que o que pretendemos parecer. Somos indignos da identificação com uma expressão bíblica tão preciosa. Sim, porque amém é a resposta firme e decidida de quem é capaz de "ver o invisível, crer no incrível e realizar o impossível".

Domingo passado a família IPVM, reunida em Assembléia Geral Extraordinária, decidiu por uma expressiva maioria de seus membros comungantes, mais de 2/3, dizer amém ao projeto de reforma e ampliação do seu templo. Uma decisão histórica! E muito séria!

Considerando que, atualmente, apenas 40% dos membros economicamente ativos comparecem mensalmente com os seus dízimos e ofertas, o desafio está além da nossa possibilidade. Considerando, porém, a participação de 30 a 40 dos 60% restantes, não temos dúvida alguma de que o desafio se tornará factível. Nosso potencial é maior do que a nossa ousadia. Mas para que isto se torne realidade é necessário que o nosso amém esteja impregnado da fé que remove obstáculos, muda situações e faz acontecer.

Outro ingrediente essencial ao nosso amém - sim, que assim seja - é o amor. "Quem deixa o medo morar no coração está vocacionado à mediocridade. Passará a vida até com uma certa tranqüilidade, mas estará preso no receio de correr riscos, no pânico das mudanças e, por ser assim, sem utilidade e expressão saudável". O medo paralisa, bloqueia a ação, impede a marcha. E o medo nada mais é que a ausência do amor. "No amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora o medo", diz o apóstolo João em sua primeira epístola. E acrescenta: "quem tem medo não está aperfeiçoado no amor" (4.18).

Com fé e amor o nosso amém será mais que uma palavra esvaziada de tão repetida. Será a satisfação de uma necessidade premente - espaço suficiente para acomodar nossos irmãos e, especialmente, nossos parentes e amigos, nossos convidados. Com fé e amor o nosso amém será mais que o eco de uma expressão bíblica. Será a alegria incomensurável de entrar no novo milênio consagrando à glória do Senhor um novo santuário.

Rev. Eudes

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.