PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 19 de outubro de 1997

A PREGAÇÃO DO EVANGELHO UMA REVOLUÇÃO EM VILA MARIANA

ANO LV - Domingo, 19 de outubro de 1997 - No 2712

A PREGAÇÃO DO EVANGELHO UMA REVOLUÇÃO EM VILA MARIANA

"agora, Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que anunciem com toda intrepidez a tua palavra" Atos 4:29

Vivemos na semana do dia 12, um momento significante para a vida da Igreja do Senhor Jesus, especialmente aqui em nossa igreja. Nosso bairro acordou em festa, em nossa vizinhança uma nova música se fez ouvir, nos colégios falou-se de um novo ensino, uma nova pedagogia, até os postes tornaram-se coloridos, e nas ruas fez-se ouvir uma nova notícia.

Uma nova campanha da igreja? Não, eu espero que não! Era a Igreja do Senhor Jesus além dos portões, constituída de um povo modesto, até temeroso na hora de distribuir os 7500 convites, para que as crianças ouvissem que Jesus é o Senhor do Universo, Único Salvador para suas vidas. Mas que coragem, que zelo para o trabalho, saíram cordeiros de todas as idades, desde a adolescência até aos adultos, voltaram leões, confiados e cientes de que o Senhor Deus lhes concederá a intrepidez para honrá-Lo e falarem em Seu Nome. O próprio Jesus fora com eles. Alguns ainda extasiados pela nova experiência diziam: - Isto faz melhor a nós do que aos que recebem os convites!

Para os que ouvem o evangelho nas ruas, a igreja parece uma espécie de proselitismo, e esta idéia errônea fecha muitas portas para que nossos vizinhos ouçam o evangelho. No entanto, fomos recebidos como embaixadores, algumas escolas nos convidaram a voltar, 140 crianças que nunca estiveram em nossa igreja vieram e dezenas entregaram suas vidas a Cristo, as mães e pais ouviram o evangelho e alguns entregaram suas vidas a Cristo.

Querido leitor, foi só o começo da revolução que o evangelho provoca quando sai às ruas. Eram cinqüenta voluntários, no próximo evento evangelístico quantos serão? Deposite sua vida nas mãos do Senhor e descubra a benção de ser para o Seu louvor. A revolução está em processo, até que se torne um estilo de vida para nós crentes da IPVM, afim de que testifiquemos do Senhor de nossas vidas, aonde os anjos temem andar.

Deus nos ajude!

Rev. Eli Moreira de Azeredo Silva

domingo, 12 de outubro de 1997

PLANTEM FLORES, CRIANÇAS

ANO LV - Domingo, 12 de outubro de 1997 - No 2711

PLANTEM FLORES, CRIANÇAS

No Dia da Criança, a nossa homenagem.


Crianças do mundo inteiro, venham depressa, correndo.

Vejam, crianças, como está o mundo,

o Jardim do Édem que Deus plantou,

tão seco, sem chuva; tão feio, sem sol.

As plantas não crescem, as flores não brotam, os frutos não saem.

Vamos revolver a terra, crianças. Tragam pás e ancinhos,

venham depressa, anjinhos,

plantar a paz.

Plantem mudas, mudas que mudem no silêncio o mundo imundo.

Plantem flores, crianças, de todas as cores.

Plantem amor-perfeito em cada vaso vazio

das casas escassas de amor dos casais.

Joguem sementes no bolso do papai, nos chinelos da mamãe...

Cerquem os quartéis de saudade. Encham de sementes os fuzis

e façam uma guerra santa, até que os homens morram de amor.

Plantem rosa nos palácios de justiça, copo-de-leite à entrada das favelas,

lírio branco nas celas dos presídios, bem-me-quer nas salas das escolas,

plantem nos púlpitos a Rosa de Sarom.

Encham o mundo de açucena, que sobre o oceano ameno

seja o prenúncio da paz.

E se os homens, com seus pés impiedosos,

pisarem as flores que vocês plantaram,

chorem, crianças, chovam lágrimas cheias de calor,

até fazer nascer, no mundo, novo e lindo jardim da infância,

a exalar amor.

Silvino Netto

domingo, 5 de outubro de 1997

RELIGIÃO E VIDA

ANO LV - Domingo, 5 de outubro de 1997 - No 2710

RELIGIÃO E VIDA

"O grande valor dos cultos religiosos é que eles concentram em cerca de uma hora de atividade pública, vocal e congregacional, a devoção de toda a nossa vida. Se isto não acontece, e, ao invés disso, dizemos e cantamos na igreja coisas que nada têm a ver com a vida cotidiana lá fora, em casa e no trabalho, então ir aos cultos é ainda pior do que fazer nada; nossa hipocrisia positivamente provoca náuseas em Deus."

A declaração acima parte do Rev. Dr. John Stott, pastor, escritor e um dos mais conceituados pensadores cristãos do nosso tempo. Assim lida e ouvida, soa bastante forte e aparentemente agressiva. No mínimo, incômoda. Mas se atentarmos para os ensinamentos dos profetas no Antigo Testamento, bem como para os ensinos de Jesus e seus apóstolos, concluiremos que John Stott está interpretando corretamente os conceitos de religião e vida.

O Deus que a Bíblia revela é Deus zeloso. Zeloso a ponto de condenar o tipo de religião que se limita a ajuntamentos solenes, mas vazios de espiritualidade; liturgias festivas, mas destituídas de vida; cerimônias e rituais divorciados da obediência moral e do serviço em amor.

Integramos hoje na família IPVM cerca de 25 irmãos através da pública profissão de fé e dos sacramentos do Batismo e da Eucaristia. Motivo de júbilo e de gratidão para todos nós. Mas o que significa essa profissão de fé? Ela reflete, de fato, que assumimos o senhorio de Cristo em nossa vida? O que representa o Batismo para nós? É, de fato, uma expressão exterior de uma graça interior? E o participar do Pão e do Vinho? É, de fato, um aprofundamento de nossa comunhão com Ele e de uns com os outros?

É lá fora, no dia-a-dia de nossas vidas, na rotina das nossas atividades e diante dos desafios da convivência social, que essas expressões de fé se farão verdadeiras ou não, perceptíveis ou não. É lá fora que o significado da comunhão e compromisso aqui proclamados será cristalizado, testado e confirmado. Religião e vida não são termos incompatíveis ou excludentes. Pelo contrário, religião e vida interagem e se completam.

Parafraseando o apóstolo Tiago, ousemos dizer: Mostra-me a tua religião sem vida, que eu te mostrarei religiosidade no meu viver.

Rev. Eudes

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.