PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 3 de junho de 1990

ESPIRITISMO E CRISTIANISMO - SÃO COMPATÍVEIS?

ANO XLVIII - Domingo, 03 de junho de 1990 - No 2327

ESPIRITISMO E CRISTIANISMO - SÃO COMPATÍVEIS?

Despertou-me um artigo em um jornal do interior, que transparecia uma perfeita harmonia entre cristianismo e espiritismo.

Se pudéssemos retroceder ao tempo e voltar aos anos do império dos gregos, mais de um século antes de Cristo, presenciaríamos entre os judeus da diáspora, oprimidos e influenciados pelo ambiente, língua e costumes dos pagãos pátrios, a mesma cena ou atitude perigosa de um liberalismo cômodo: o de compatibilizar o Velho Testamento, impresso na versão grega septuaginta, com as crenças absurdas dos gregos pagãos, para ganhar a simpatia deles. Os judeus têm pago um alto preço por isso. O espiritismo jamais se harmonizou com o cristianismo. Você pode comprovar isso, confrontando-o com a Bíblia Sagrada:

I ESPIRITISMO E CRISTIANISMO TRATAM COM OBJETOS DIFERENTES

O espiritismo trata da comunicação com os mortos, da reencarnação e da evolução dos espíritos. O cristianismo trata da comunicação da graça vivificante, consoladora e redentora de Jesus Cristo, aos homens "vivos", fiéis e crentes no seu amor e obra da salvação. O espiritismo crê que o homem é salvo pelas obras; o cristianismo afirma que o homem é salvo mediante a fé (Rm 1:17; e Ef 2:8-10). O espiritismo diz que há muitas mortes, reencarnações e comunicações com os mortos; a Bíblia, que é a única regra de conduta e fé do autêntico cristianismo, afirma que há uma só morte, nega a reencarnação e condena a comunicação com os mortos (Veja: Mt 16:26; Ec 9:5,6; e Jó 14:12). Consultar os mortos é insultar a Deus, ao qual se pode falar pela oração.

II ESPIRITISMO E CRISTIANISMO TÊM OBJETIVOS DIFERENTES

O objetivo do espiritismo é alcançar a salvação pelas obras e alcançar o aperfeiçoamento pelo evolucionismo e reencarnações. Nega a Trindade, nega a personalidade do Espírito Santo (o único Espírito com quem o cristianismo se comunica) e nega a divindade de Jesus Cristo. Quão longe está do objetivo do cristão! O cristianismo visa a salvação de graça pela fé nos méritos de Cristo na cruz do Calvário, e identificação com Ele na humildade, no amor e na santidade (Fp 2:5-11), recebendo dele a segurança da salvação e a esperança da Vida Eterna. Não há compatibilidade entre espiritismo e cristianismo quando é negada a divindade de Cristo e desprezado o real valor do Seu sacrifício vicário na Cruz do Calvário... Disse Jesus: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida: ninguém vem ao Pai senão por mim" (Jo 14:6). Sua voz mansa e amiga continua convidando os cansados e aflitos: "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei" (Mt 11:28).

Rev. Hildo

TWITTER

ARQUIVO DE ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DA IPVM

Este arquivo contém parte da memória da IGREJA PRESBITERIANA DE VILA MARIANA publicada ao longo de vários anos em capas de boletins, encartes e outros meios, aos poucos resgatados e acessível a todos através deste blog.

SUGESTÕES DO CANTINHO CULTURAL

  • LIVRO: GOTAS DE AMOR PARA A ALMA. AUTOR: Rev. Hernandes D. Lopes. ASSUNTO: mensagens diárias para edificar sua vida, consolar-lhe o coração, fortalecer-lhe a fé. Não são textos de autoajuda, mas falam do auxílio divino.
  • LIVRO: TOQUE O MUNDO POR MEIO DA ORAÇÃO. AUTOR: Wesley L. Duewel. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: este livro sugere planos passo a passo para elaborar listas de oração, organizar círculos de oração e retiros de oração para os cristãos que tem a incumbência de orar pela salvação e bênçãos das pessoas.
  • LIVRO: TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA. AUTORES: Janet K. Grant e Fem Nichols. EDITORA: Hagnos. ASSUNTO: Uma mãe que ora pode ter um impacto tremendo na vida de seus filhos, este livro mostra como envolver e apoiar sua família através da oração persistente e eficaz. Você aprenderá a perseverar em oração e a usar a Bíblia para guiá-la nesta tarefa.